sábado, agosto 2

Requeijão com talo de couve (sem desperdício)


Olá pessoal, tudo bem? 
Hoje, venho com uma receitinha super saudável e sustentável, eu amo cozinhar com couve, aqui em casa é sempre um ingrediente constante. Mas, até então eu não sabia o que fazer com o talo do couve, eu vi uma receita num livro que tenta usar os alimentos de maneira a evitar o desperdício, e lá tinha essa receita de requeijão com talo de couve. Fiquei super curiosa pra testar e adorei o resultado, embora que o meu aqui em casa ficou parecendo mais um queijo com ervas que requeijão cremoso, mas o sabor é incrível. Abaixo coloquei algumas fotinhos do couve maravilhoso que ganhamos de um amigo que planta e mais abaixo vou deixar disponível a receitinha pra vocês.  

Ingredientes:
1 colher (sopa) de cebola
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de talo de couve
2 xícaras (chá) de vinagre
3 xícaras (chá) de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal a gosto
Modo de Preparo:
Doure a cebola e o alho no azeite e refogue os talos de couve. Reserve. Junte o vinagre ao leite fervido e gelado e deixe coalhar. Coe a coalhada e leve ao liquidificador com a manteiga e o sal. Bata até ficar cremoso. Acrescente os talos refogados e misture. Sirva com torradas. 
Dica: Os talos de couve podem ser substituídos por talos de agrião ou espinafre.
É ótimo pra servir com torradas ou bolachas cream-craker, mas como eu não tinha aqui em casa servi com pão mesmo e ficou muito bom também.
Você pode servir como patê ou colocar numa forminha, como eu fiz na primeira foto, e desenformar, fica parecendo um queijo caseiro.

Espero que gostem e façam na casa de vocês, quem diria que os talos de couve dariam uma receita tão gostosa, não é mesmo?